SÍTIO FLORBELA

Outro lugar que me encanta no Sertão é o Sítio Florbela. Chegar de bike é como entrar em um templo natural, cheio de cores, flores, sabores e afeto. Vou contar um pouco de como é este lugar, quem o habita e porque você deve visitá-lo. Se quiser viver esta experiência deliciosa, fale comigo!

O Sítio Florbela está inserido na UC Monumento Natural da Lagoa do Peri, no Sertão do Ribeirão, Florianópolis/SC. Lá, a produção de alimentos é agroecológica e agroflorestal, tendo como eixo norteador a Agricultura Sintrópica de Ernst Gotsch. 

“Sou Elaine Vargas Guimarães, professora e agricultora. Passei os melhores momentos da infância e adolescência na Lagoa do Peri, e a caminhada até o Sertão era o programa de todas as férias de verão e de inverno, assim aprendi a amar esse lugar. Hoje, juntamente com Sergio Machado Araujo, administrador e protético, dividimos o sonho de cultivar nosso próprio alimento de maneira sustentável no sítio Florbela. Estamos literalmente aprendendo fazendo e adoramos socializar nossas experiências e especialmente nossa paixão pela TERRA.

Fazemos parte da rede Ecovida de agroecologia e da Acolhida na Colônia, acreditamos que é possível cultivar a terra, se alimentar e contribuir para a melhora do ecossistema.

Os serviços que oferecemos no Sítio Florbela são:

  1. Recepção simples (suco, chá ou cafezinho; biscoito, pão ou bolo; fruta);
  2. Café simples: café, chá, suco, pão, bolo, aipim ou batata doce, pasta vegetariana, manteiga ou ghee, melado, geleias e frutas;
  3. Café completo: café, leite, chá suco, pão, biscoito, aipim ou batata doce, pasta vegetariana, manteiga ou ghee, bolos, queijo, geleias, melado e frutas;
  4. Almoço: vegetariano orgânico; com frutos do mar; com carne assada de panela ou galinhada;
  5. Janta: sopas, risoto ou massa;
  6. Visita guiada: Passeio pelo Sítio Florbela para conhecer as iniciativas agroecológicas (viveiro de mudas, jardins comestíveis, rio e reflorestamento das suas margens, criação de abelhas sem ferrão, sistemas agroflorestais, roças tradicionais orgânicas, destilador de óleos essenciais, identificação do aroma dos óleo essenciais e hidrolatos, contemplação da paisagem, observação de animais silvestres e domésticos, sistema de reuso das águas cinzas e negras, banheiro seco, história e arquitetura dos engenhos, reconhecimento de PANCs e contação de histórias locais;
  7. Vivências: 
    1. Aula de yoga das ervas (prática de yoga integrando aromaterapia, agricultura sintrópica, medicina ayurveda e fitoterapia);
    2. Vivência de reprodução de mudas;
    3. Vivência de Sistemas Agroflorestais;
    4. Vivência de destilação de óleos essenciais;
    5. Vivência de culinária intuitiva experimental.

Um lugar especial, de muitas cores, sabores, beleza e aprendizado… Com certeza você também vai se encantar com tanta abundância!”

A Triskel Bike leva você de bike, de carro ou de van para realizar estas vivências. O passeio pode ser de um dia só ou de vários, com hospedagem na região. A quantidade mínima de participantes é de 2 pessoas, mas grupos acima de 4 integrantes e famílias recebem um desconto especial. Para saber mais, entre em contato, faremos uma proposta personalizada!

Related Posts

Enter your keyword