SerTão Local

Uma vivência autêntica, que nasce da parceria entre a Triskel Bike Experiências e famílias de agricultores e empreendedores locais.

Nossa parceria aconteceu de uma forma muito natural.  Nós percebemos que nossos desejos eram comuns: empreender fazendo o que amamos, compartilhar nossas habilidades, propósitos e inovar para atrair um modelo de desenvolvimento sustentável para a localidade e para a proteção da Unidade de Conservação abrangida no Sertão, o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri MONA DA LAGOA DO PERI – Lei Municipal 10.530/2019).

  • Dessa conexão gentil, diversa e cheia de bem querer, nasceu esse roteiro de vivências da natureza e troca de saberes com a comunidade do Sertão do Ribeirão.

Sou a Lica, a anfitriã responsável por esse roteiro,  o SerTão Local, co-criado com moradores e parceiros locais nos últimos dois anos. Juntamente com a equipe da Triskel Bike Experiências  faremos o nosso melhor para que essas vivências sejam memoráveis, afetuosas e tragam benefícios a todos os envolvidos, de forma justa e responsável.

Características do passeio

Em harmonia com a natureza e no ritmo de vida local, as atividades seguem o conceito da vida sem pressa, simples e acolhedora.

O Sertão do Ribeirão localiza-se no alto de um morro,  a estrada é de chão, com poeira ou barro e dependendo da estação, pedras soltas. Nossa logística será realizada por veículo até a hospedagem. A partir dalí, faremos todas as atividades  caminhando, uma média de 3 a 5 km por dia, e teremos o carro apenas para retornar ao final do roteiro.

Mas se você quer chegar lá de bicicleta, levamos você com guias experientes, organizamos toda a logística, locação de bike, equipamentos e tudo o que for necessário. Nesse caso é importante que tenham experiência ou estejam em boa condição física. (grau de dificuldade: difícil)

Esta experiência poderá ser realizada em dois a três dias,  mínimo de 6 e máximo de 8 participantes. Caso esteja interessado, entre em contato e enviaremos uma programação detalhada. Para grupos fechados ou uma mesma família, podemos elaborar uma proposta personalizada e em novas datas.

Então… simbora!

Prepare-se para desfrutar do ar bucólico do Sertão do Ribeirão. Um lugar onde é possível estar em contato com as verdes florestas e áreas protegidas do Sul da Ilha, visitando suas riquezas, avistando fauna e flora. Em propriedades rurais, chegar pertinho dos animais e vivenciar momentos que vão da produção ao processamento de variados produtos da agricultura familiar e da agroecologia. Conhecer a cultura da comunidade, seus saberes e sabores!

Saiba tudo sobre essa experiência genuína da Triskel com seus parceiros locais

O QUE FAREMOS

PROGRAMAÇÃO

O QUE OFERECEMOS

VALORES

O que faremos?

Colocar a mão na massa, trocar, plantar e colher conhecimentos sobre uma vida mais sustentável.
Sítio Florbela

Vamos conhecer sobre as técnicas utilizadas nos vários tipos de plantios com princípios da Agroecologia, Sistema Agroflorestal e os cuidados necessários até a colheita. Com a “mão na massa” e na companhia dos simpáticos proprietários desses sítios, vamos aprender sobre plantios consorciados de produtos tradicionais da ilha, de ervas aromáticas, plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e hortaliças diversas.
Oferecemos também opções diferenciadas como a Oficina de óleos essenciais e de produção artesanal de alimentos como: a pamonha, farinha e pratos vegetarianos utilizando ingredientes locais. O Sítio Florbela também integra a Acolhida da Colônia e a rede Ecovida .

Sítio Café Hortêncio

Uma vivência na roça para conhecer um sistema produtivo auto-sustentável e empreendedor, respeitando o meio ambiente, em uma pequena propriedade familiar. Com os proprietários, vamos ver um sistema de produção de leite de cabras e vacas, de queijos e doces. A família também administra um cantinho especial com um delicioso café caipira, recheado de produtos locais.
Este empreendimento está integrados à Acolhida da Colônia, que é uma iniciativa associativa na área do agro turismo ecológico, priorizando o respeito aos princípios e práticas voltadas à valorização do estilo de vida no campo,  ao Slow food Brasil, por um alimento bom, limpo e justo para todos e colaboradora da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha.

Engenho Indaiá

Nesse engenho hospitaleiro, chegamos com o fogo chamuscando e com mais experiências nos esperando! Nele vamos conhecer sobre a produção de cachaça, degustar as receitas preparadas no fogão a lenha, ouvir uma cantoria e até dançar. Sempre transbordando simpatia, Adilson e sua família nos contarão a história desse local construído com muita sabedoria e dedicação. Em alguns períodos do ano é possível participar de uma alambicagem ou preparo do melado.

Trilhas, caminhadas, pedaladas e o MONA

O Sertão é o local perfeito para explorar através de caminhadas, pedalando, trilhas na mata e nas propriedades de agricultores parceiros, vamos ver cachoeiras, mirantes e conhecer a  Unidade de Conservação, MONA – Monumento Natural da Lagoa do Peri e sua importância para a vida dos ecossistemas da região. Especialmente vamos entender o porque de sua criação, o que podemos e o que não podemos fazer quando  adentramos espaços protegidos.

A comunidade

Na comunidade faremos visitas a alguns moradores, para ouvir sua história as tradições e conhecer os belíssimos artesanatos, as rendas de bilro e oa balaios. Na redondeza encontramos os produtores de cachaça, farinha de mandioca e derivados, ovos, licores, geléias, hortaliças, ecos-cosméticos,  dentre outros.

Festejos, Fé e União

A história do Sertão do Ribeirão é preservada por seus moradores com amor, sempre levando em conta as tradições locais, tanto na lida com a terra e cuidados com a natureza, como por meio de seus festejos, que se mantém até hoje. A Festa de Santa Cruz e a Cantoria do Terno de Reis são exemplos das festas que celebram a generosidade e cultura desse rincão há muitos anos. Durante o ano, é possível participar desses festejos locais e outros como a festa junina e a farinhada.

O Ribeirão da Ilha

Encerrando nosso roteiro, seguiremos de carro para  um breve passeio que nos convida à contemplação da cultura da Ilha de Santa Catarina:  vista da paisagem que contorna a baía sul da ilha, dos casarios coloniais  coloridos e bem preservados, artesanato e os vários cultivos de ostras e mariscos, que configuram uma  atividade importantíssima da econômica local. Um deles será nosso local de chegada. Caso haja interesse, podemos fazer um passeio de barco pela costa até a silenciosa e selvagem Praia de Naufragados, apreciando seus costões rochosos e seus ecossistemas marinhos.

Programação

Dois dias repletos de emoção, circulando pela região e experimentando os sabores locais.

Para obter a programação detalhada, entre em contato,  assim podemos informar outras opções de vivências, além das mencionadas, e tudo o que está incluído no roteiro.

Destacando que:  em se tratando de atividades agrícolas,  alguns produtos são sazonais. Por exemplo: a colheita do milho para preparo da pamonha  ocorre entre outubro e março,  já a colheita da mandioca para produção da farinha ocorre entre junho e julho;  o mesmo ocorre com a produção de cachaça, melado e a produção de queijos que respeita o período de lactação das vacas e cabras. Dessa forma algumas oficinas  ocorrerão em determinadas  épocas do ano.

Onde estaremos?
O local da experiência

Nossa hospedagem e passeios acontecerão em Santa Catarina na região sul de Florianópolis, em um bairro com identidade e memórias açorianas conservadas, o Distrito do Ribeirão da Ilha.

Nesse bairro está localizado o Sertão do Ribeirão, um dos últimos redutos da cultura rural da Ilha de Florianópolis e o local da nossa hospedagem. Com seus, sítios, morros, alambiques, engenhos, moradores acolhedores e muita história pra contar, o Sertão será o palco ideal para vivenciarmos experiências com sons, aroma, sabores e paz.

O que oferecemos?

Desde a hospedagem, alimentação, degustação de produtos locais, traslado até seu ingresso, confira tudo o que está incluso em sua experiência com a Triskel.
Hospedagem

Dois dias de hospedagem familiar (quarto duplo, triplo) .

Hospedagem coletiva e conexões entre os participantes fazem parte da experiência.

Alimentação

*3 cafés da manhã, 2 almoços e 2 jantares

As refeições serão realizadas com produtos locais, verduras e legumes orgânicos, com opção de carnes e vegetarianos e serão servidos individualmente.

*Degustações de produtos locais

*Sucos de frutas e água serão servidos nas refeições, caso prefira traga outra bebida (vinho, etc.)

Ingressos

*Taxa de entrada que dá acesso aos seguintes passeios:

  • Visita a 2 sítios
  • Visita a alambiques
  • Trilhas e Caminhadas propostas pela equipe (três níveis diferentes)
  • Visita a comunidade e artesões
  • Visita a fazendas de produção de ostras
  • Oficinas disponíveis na data (sob consulta) Ex: queijo, doces caseiros, óleos essenciais, rendas bilros, alambicagem, pratos vegetarianos, dentre outras.
Transporte

*Traslado de carro ou van, da rodoviária ou do aeroporto para o sertão, ida e volta

*Caso seja um grupo de bicicleta, o local de encontro e demais detalhes, deverão ser combinados previamente com a equipe Triskel.

Não inclusos
  • Almoço do 3º dia
  • Hospedagem em quarto individual
  • Bebida alcoólica

SUGESTÃO DE COISAS PARA TRAZER

  • Protetor solar

  • Repelente

  • Boné

  • Tênis para caminhar, quanto mais usado melhor

  • Roupa de banho

  • Capa de chuva

  • Dinheiro em espécie para aquisição de produtos locais

OPCIONAIS
  • Massagem Ayurvédica

  • Práticas de yoga

  • Locação de bicicleta

  • Passeios de bicicleta

  • Chalé

  • Guia bilingue

  • Degustação de ostras/visita a produtores

  • Passeio de barco para a praia de Naufragados

Valores

Os valores são definidos em parceria com os produtores locais, dependendo do número de participantes, logística necessária e disponibilidade de horários.
  • Valores: a partir de XXXX por pessoa, desconto para grupos e famílias (mínimo de 6 e máximo de 8 participantes)
  • Consulte as datas do Tour Criativo SerTão Local  em  nosso calendário. Caso tenha interesse em uma outra época, entre em contato,  vamos avaliar a disponibilidade. Antecedência mínima de 20 dias.
  • Todos os cuidados de higiene e desinfecção dos ambientes visitados serão providenciados com cautela e responsabilidade.

Enter your keyword