ALAMBIQUE INDAIÁ: Tradição, Amor e Muita Dedicação

ALAMBIQUE INDAIÁ: Tradição, Amor e Muita Dedicação

Eu e Karlota seguimos caminhando pela comunidade até chegarmos ao Alambique Indaiá,  propriedade de Adilson. No alto, há uma construção de pedra com uma linda roda de água, e embaixo, verduras embelezando o jardim e Adilson selando o destilador. Lá, ele nos conta um pouco sobre a história do lugar:  

Joaquim, meu tataravô, foi quem começou tudo. Ele comprou o primeiro sítio da Igreja Nossa Senhora da Lapa, que hoje em dia é a Igreja da Freguesia, e iniciou o primeiro alambique. Aí veio o Milgote, meu bisavô, e o Bento, meu avô, quem fez o segundo alambique. Depois veio meu pai Altino e agora, Adilson. Eu fiz o terceiro alambique: Indaiá voltou a cachaça.

Para erguer a construção, Adilson trouxe pedaços de sua ancestralidade, unindo as tradições culturais. Foram utilizadas técnicas típicas do período colonial, como a construção com pedras sobrepostas – elas devem ser escolhidas uma a uma para o encaixe perfeito. Há objetos de ferro de seu tataravô, que pertencem à propriedade há centenas de anos. Os cochos e gamelas de madeira adornam o alambique, e alguns ainda são utilizados para o cozimento e preparo da cachaça e do melado, como também os tachos e o destilador em cobre. Outros elementos tradicionais são a madeira e vigas e O espaço interno é enorme, com fogão de lenha, mesas, inúmeros objetos históricos e um bar com garrafas antigas e coloridas. 

Todo essa junção de elementos só está acessível aos turistas nos últimos 5 anos. Foram períodos de intensa dedicação para que Adilson chegasse até aqui e pudesse oferecer seu espaço aos visitantes. Nesse local hospitaleiro, ele oferece um tour pela história do alambique, onde se pode degustar uma deliciosa cachaça envelhecida, pura ou saborizada, ou comprar algumas para levar para casa. Também oferece lanches, como pastéis de diversos sabores, almoço com galinha  caipira e salada orgânica, caldo de cana e melado. Em alguns períodos do ano é possível participar de uma alambicagem, festa junina, terno de reis, farinhada na vizinhança e de uma boa cantoria, mas somente com reserva antecipada.

Já fica o aviso: Dia 21 de abril estamos organizando fazer uma festa para celebrarmos o aniversário do alambique Indaiá, com costelada, saladas, música boa e, claro, a cachacinha da casa. Entre em contato para saber sobre a programação e valores!

A Triskel Bike leva você de bike, de carro ou de van para realizar estas vivências. O passeio pode ser de um dia só ou de vários, com hospedagem na região. A quantidade mínima de participantes é de 2 pessoas, mas grupos acima de 4 integrantes e famílias recebem um desconto especial. Para saber mais, entre em contato, faremos uma proposta personalizada! 

Um beijo, Lica!

www.trisklebike.com.br 

+55 48 996330090

@adilsonalambiqueindaia

Related Posts

Enter your keyword