SÍTIO CAFÉ HORTÊNCIO
No Sertão do Ribeirão, começo minha andança – ou melhor, “pedalança” – visitando os amigos. Eles trabalham como produtores rurais, dentre outras atividades; são pessoas lindas, queridas e que estão empenhados em mostrar suas paixões e ofícios, compartilhando seus espaços com pessoas sensíveis, que querem vivenciar o que de mais sublime existe nessa ilha: a natureza, a fauna a flora, a mata, comida de fogão de lenha, banho de cachoeira, andar, prosear, trocar aprendizados e interagir com as comunidades.
Por isso, quero compartilhar com vocês um pouco da minha caminhada com estes amigos e parceiros!
A primeira parada: Sitio Café Hortêncio
Vou de bike em direção ao Sertão. Na estrada de chão tem uma ladeira – fôlego e pernas fortes não podem faltar! Em dias de chuva ou seca, o terreno fica um pouco mais difícil, o suficiente para descer da bike e dar uma empurradinha. Felizmente, a paisagem me distrai e esqueço do esforço para chegar até o topo. Olhando para a linha do oceano, vejo a Praia dos Açores, as Ilhas Três Irmãs, alguns tucanos descansando nas árvores, uma linda figueira de tronco rachado e a deslumbrante lagoa do Peri. Um pouco mais à frente está o Sítio Café Hortêncio, onde encontro a minha amiga turismóloga, a Karlota! Ela é filha de Sr. Devalde Francelino e da Sra Almerinda Catarina, proprietários deste sítio encantador. Ele é enfermeiro e ela professora e vice-presidente da associação do bairro, mas quando perguntados sobre suas profissões, respondem com orgulho: “somos produtores rurais”.
Nessa propriedade, junto da natureza e dos animais, Karlota e seus pais fazem o autêntico café com sabor do Sertão. Já é a quarta geração da família que dedica seus dias para a criação de animais, produção de verduras, leite de cabra e seus derivados, e, atualmente, ao atendimento dos visitantes. Servem comida caseira, feita no fogão a lenha; a refeição é escolhida com antecedência pelo visitante: pode ser um café colonial, uma janta ou um almoço. O café colonial é um típico café caipira, com pães, bolos, geléias, doces, biscoitos, queijo, salame, ovos mexidos e a famosa bijajica, um bolo feito da massa de mandioca. O cardápio do almoço inclui saladas orgânicas, galinha caipira, tortas, doces caseiros, tudo preparado com produção local.
Eu aproveito e me delicio com os sabores dessa culinária tão sensível e saborosa. Ser recebido por eles, nesse recanto, com esse banquete rural, é um privilégio.
A família costuma realizar atividades programadas tanto para adultos quanto para crianças: o Tour pelo Sítio e Café Hortêncio, uma vivência que inclui a interação com os animais, a colheita do alimento usado nas refeições, o preparo de receitas da culinária local, as atividades do dia a dia da propriedade e, além de tudo isso, a possibilidade de levar para casa muitos produtos, doces, geléias, queijos, ovos e verduras. Também oferece trilhas pela comunidade, visita a engenhos de farinha, alambiques e outras atividades culturais. Lá está a Trilha da Colina, que leva uma vista deslumbrante da Lagoa do Peri e da Ilha do Campeche.
A Triskel Bike leva você de bike de carro ou de van para realizar estas vivências. O passeio pode ser de um ou de vários dias, com hospedagem na região. A quantidade mínima de participantes é de 2 pessoas, sendo que grupos acima de 4 e família recebem um desconto especial. Para saber mais, entre em contato, faremos uma proposta personalizada!
Um beijo, Lica!
www.trisklebike.com.br
+55 48 996330090